Parque das Nações 4975-8494 | Sta Terezinha 4997-2788 contato@wizardsantoandre.com.br


A sigla TOEIC significa Test of English for International Communication, e a tradução para o português é Teste de Inglês para Comunicação Internacional. A intenção do teste é medir a proficiência de estrangeiros na língua inglesa. Confira a seguir detalhes do exame para conquistar sua certificação.

Como o TOEIC funciona?
Atualmente, existem dois tipos de teste TOEIC: o Listening & Reading (escuta e leitura), que é o principal e existe há mais de 30 anos, e o TOEIC Speaking & Writing (fala e escrita), exame mais recente e pode ser feito online. O primeiro teste traz 200 questões de múltipla escolha dentro dos tópicos escuta e leitura do inglês, e pode ser realizado em um período de até duas horas e meia. Já o segundo, com apenas 19 questões, avalia a capacidade do candidato em falar e escrever em inglês. Nele, são pedidas tarefas como ler um texto em voz alta, descrever uma fotografia no idioma e escrever um texto opinativo. O tempo total para a realização é de uma hora e vinte minutos.

Os temas que mais aparecem nas provas são os tempos verbais em inglês, vocabulário e a habilidade de a pessoa entender “listening”, ou seja, compreensão da escuta do idioma inglês. O candidato é classificado pela escuta e compreensão escrita em uma escala de pontos que vai de 5 a 495. Os pontos são acumulados e vão de 10 a 990.

Se a pontuação atingida no exame for de 10 a 250, o nível de proficiência no inglês é considerado básico. Ou seja, a pessoa é capaz de se comunicar minimamente no outro idioma e não irá passar necessidades. Se atingir nota de 255 a 400, o grau é elementar. Neste nível, é possível ter conversas sobre assuntos familiares e simples na língua inglesa.

Caso os pontos sejam de 405 a 600, o candidato está no nível elementar superior, que permite diálogos mais aprofundados, porém, ainda limitados. De 605 a 780, a pessoa tem proficiência limitada, que permite que as exigências sociais sejam atendidas, mas com algumas limitações no trabalho.

Com a pontuação de 785 a 900, o candidato apresenta um nível superior na compreensão do inglês. Com ele, a pessoa consegue satisfazer as necessidades do trabalho, mas nem sempre de maneira eficaz e da forma desejada. Agora, se os números forem de 905 a 990, aquele que está sendo avaliado tem proficiência profissional internacional no idioma. Ou seja, ele conseguirá se sair bem em qualquer situação apresentada em inglês.

O que irá determinar sua entrada ou não na empresa é o nível do idioma que a corporação exige de seus colaboradores. Busque saber qual a pontuação necessária para conseguir o emprego que almeja e estude para atingi-la no exame TOEIC.

Qual a finalidade do TOEIC?
O teste foi criado pelo ETS (Educational Testing Service) e é reconhecido mundialmente pela sua eficiência em comprovar habilidades comunicacionais em inglês. Utilizado principalmente no ambiente corporativo, serve para quem almeja vagas internacionais validar a fluência no idioma. Muitas empresas do exterior exigem esse tipo de comprovação para pessoas não nativas na língua estrangeira.

Para quem tem interesse em trabalhar em órgãos governamentais, universidades e instituições de ensino, é importante se preparar para a prova, pois os locais tendem a pedir o teste para avaliação se o profissional é proficiente, ou seja, capaz de se comunicar com estrangeiros sem dificuldades.

Para quem o exame de proficiência é indicado?
O teste serve para pessoas que querem fazer carreira internacional e que precisam provar suas habilidades no idioma para conseguir uma nova oportunidade no mercado internacional. Se você possui essa pretensão de carreira, saiba que o teste será um grande aliado e trará mais confiança na nova empreitada.

Caso você queira uma promoção ou recolocação no mercado de trabalho, também é necessário mostrar o avanço do seu nível de inglês. Se o profissional está em um cargo que exige nível básico e quer ser promovido para uma função em que é preciso mais, é fundamental comprovar a proficiência necessária para a posição na empresa.

Qual a importância e as vantagens do teste?
Para se ter uma ideia da importância do teste, ele é o mais usado em todo o mundo, e cerca de sete milhões de pessoas fazem o TOEIC por ano. O exame de proficiência é ótimo para você mostrar suas habilidades comunicacionais em inglês e que está apto para o cargo que tanto deseja. Como o TOEIC é um teste muito conhecido e respeitado, as empresas confiam em seus resultados para validar a fluência no idioma de seus candidatos.

O TOEIC tem validade?
Esse tipo de teste tem validade de dois anos. Isso acontece pelo fato de todos os idiomas sofrerem modificações ao longo dos anos, portanto seus conhecimentos precisam ser atualizados. Então, sempre é bom sempre checar para quando você irá precisar do certificado e se programar para realizar o TOEIC com a antecedência necessária.

Conclusão
Caso você opte por fazer o TOEIC, saiba que o exame tem baixo custo, quando comparado a outros testes de proficiência, e pode ajudá-lo em sua carreira profissional. Caso você pretenda sair do país para trabalhar, não perca mais tempo e invista em seus estudos de inglês para o TOEIC. A prova vai mostrar sua fluência no idioma e abrir portas no mundo corporativo. Prepare-se para o teste com a ajuda da Wizard! Saiba mais sobre o curso de inglês completo da Wizard Santo André!