Parque das Nações 4975-8494 | Sta Terezinha 4997-2788 contato@wizardsantoandre.com.br

Melhorar o vocabulário é realmente muito importante para se comunicar bem numa língua.

Montamos quatro dicas básicas para turbinar o seu vocabulário:

Tente “adivinhar” o significado da palavra no contexto em que ela está sendo usada.

Entendendo o contexto em que a palavra foi produzida, você já terá garantido metade do seu significado. Por isso, é importante exercitar diferentes tipos de textos: livros, revistas, jornais, legendas de filmes. Quanto mais se expuser a estas novas palavras, maior será a sua compreensão de como elas podem ser usadas.

 Leia muito

Ler, além de informar, educar, divertir, ensina vocabulário. Quando lemos estamos expostos a novas palavras que pouco a pouco vão sendo incorporadas ao nosso repertório. Nesse caso a repetição natural que ocorre na leitura aliada à contextualização são a chave para aumentar o seu glossário pessoal.

 Use e abuse do dicionário

Quando estamos expostos à novas palavras algumas vezes entendemos o seu significado pelo contexto mas outras não, e é aí que entra o uso do dicionário. Uma outra vantagem do dicionário é que quando procuramos uma palavra acabamos aprendendo muito sobre ela, seus vários significados e usos.

Escreva

Sabe aquela sensação de começar a escrever e nos faltarem as palavras? Isso acaba sendo muito bom para melhorar o nosso vocabulário pois precisamos nos expressar, então só nos resta correr atrás da melhor forma de fazê-lo, seja perguntando a quem sabe mais ou seja mais uma vez recorrendo ao dicionário.

 Faça listas

Só melhoramos nosso vocabulário se também pudermos memorizar mais palavras. É cientificamente comprovado que quando aprendemos vocabulário em grupos lexicais, por exemplo: grupo das cores, dos animais, das partes da casa etc., a tendência é gravarmos essas palavras com mais facilidade.

 Use recursos visuais

Mais uma dica ligada à questão de não só aprender como memorizar vocabulário: a maioria das pessoas aprende de forma visual, ou seja, precisa ver para aprender. Quando estamos aprendendo palavras novas uma boa estratégia é associá-la a uma imagem, assim, para muitas pessoas pode funcionar melhor desenhar uma árvore para a palavra “tree” do que colocar a tradução ao lado.

Clique aqui e conheça nossas opções. Venha para a Wizard.