Parque das Nações 4975-8494 | Sta Terezinha 4997-2788 contato@wizardsantoandre.com.br

As Question Tag, também conhecidas como Tag Questions, são pequenas perguntas que vêm no final das frases com o intuito de reforçar, confirmar e também garantir que a pessoa nos entendeu e que irá responder da melhor forma.

Em português o uso dessa estrutura também é comum, inclusive existem algumas expressões que indicam essa ideia, que seriam “né”, “não é mesmo”, “não é”, dentre outros exemplos.

Uso das Tag Questions em inglês

Em inglês devemos prestar um pouco mais de atenção, pois existe uma inversão para construir a frase, em outras palavras, a question tag irá discordar obrigatoriamente da primeira declaração da frase.

Quando a primeira for afirmativa, a question tag será negativa, e quando ela for negativa, a question tag será positiva.

Vamos ver alguns exemplos de Tag Questions:

  • My mother needs to buy a new car, doesn’t she? (Minha mãe precisa comprar um novo carro, não é?)
  • You don’t like to eat vegetables, do you? (Você não gosta de legumes, né?)

Além disso, é preciso saber qual palavra iremos usar para fazer essa frase. Para que isso fique mais fácil, vou demonstrar algumas dicas.

Para fazermos perguntas em inglês, é preciso ter um auxiliar na frente do sujeito. Os auxiliares que podem formar a question tag são: to do, to be, to have, will e modais.

Algumas vezes, encontramos tag questions sem o auxiliar na primeira frase. Para identificar qual o auxiliar deve ser utilizado, podemos transformar a frase afirmativa em interrogativa, como podemos ver no exemplo:

  • Afirmativa: He works everyday (Ele trabalha todos os dias)
  • Interrogativa: Does he work every day? (Ele trabalha todos os dias?)
  • Tag question: He works everyday, doesn’t he? (Ele trabalha todos os dias, não é?) – Depois que fizer a pergunta transforme o auxiliar em sua forma negativa.

Exemplos de Tag Questions de acordo com o tempo verbal

Existe outro ponto que também é muito importante, ele se trata do tempo verbal da frase, isto é, quando a frase principal está no presente a pergunta em seu final também deve estar no presente, caso contrário a frase estará errada e não fará sentido.

Essa regra será seguida para todos os tempos verbais: presente, passado e futuro.

Vamos ver mais alguns exemplos!

  • Present: They’re not in charge of the payment, are they? (Eles não estão responsáveis pelo pagamento, estão?)
  • Past: He wasn’t invited for her party, was he? (Ele não foi convidado para a festa dela, foi?)
  • Future: She will travel with you, wont’ she? (Ela vai viajar com você, não vai?)

Conclusão

Agora que você já sabe como utilizar as Tag Questions, que tal colocar em prática? A Wizard pode te ajudar a ter mais segurança na hora de falar inglês e utilizar essas e outras frases do idioma. Confira mais dicas de inglês e venha na  escola Wizard Santo Andre. Agende uma visita!